Bojan Cercas e Capas

BRASÍLIA - DF

RIACHO FUNDO I

(61) 98467-4009

(61) 98678-7404

Para que serve a função pré-filtrar da piscina?

Você já notou que no filtro da sua piscina existe a função pré-filtrar? Ela é muito importante para garantir a pureza da água. Entenda como e quando utilizar a pré-filtragem.

Para que a água da água da sua piscina esteja sempre nas melhores condições de uso, é preciso que a filtragem seja feita de maneira cotidiana. O processo é o responsável pela retirada das impurezas às quais a piscina está exposta, como insetos, folhas, cabelos e pequenos detritos.

Acontece que, justamente por ser responsável por reter e as impurezas da água, filtro necessita ser limpo de tempos em tempos. O acúmulo de sujeira pode significar o mau funcionamento do equipamento.

Entre as funções disponíveis no filtro estão as de “retrolavar” e de “pré-filtragem”. Elas devem ser realizadas corretamente para garantir a limpeza da água. Mas, você sabe para que servem e como utilizá-las? A seguir explicamos.

Entenda função retrolavar

Retrolavar, ou lavar, é o processo pelo qual a areia do filtro é lavada. Isso faz com que ela fique livre de todas as impurezas retidas durante a filtragem da água da piscina.

Normalmente, a retrolavagem deve ser realizada a cada 15 dias, mas pode ser menor se a piscina se encontra junto a árvores, ou se é usada com frequência. Para ajudar, o filtro conta com um medidor que indica quando há a necessidade de limpeza.

Sobre tempo de duração, gira em torno dos 5 minutos, como explicam profissionais do setor. Durante esse período é possível ver que a água passa de um aspecto sujo para um cristalino.

Para que serve a função pré-filtrar?

A função pré-filtrar dever ser acionada sempre que for feita a retrolavagem.

O pré-filtro faz com que a areia movimentada se “assente” novamente, evitando que a poeira (fragmentos finos de areia) volte para piscina ao ser acionada a bomba. O tempo de uso da função pré-filtrar varia entre 2 e 3 minutos.

piscina4.jpg

Lembre-se de limpar o pré-filtro

A limpeza do pré-filtro deve ser realizada de maneira periódica, pois o compartimento que retém a sujeira vai enchendo pouco a pouco. Com todos os registros fechados, é necessário abrir a tampa do pré-filtro e retirar o cesto. Em seguida, eliminar a sujeira e lavá-lo com cuidado.

Depois de colocar o cesto novamente no lugar, certifique-se de que a tampa esteja bem fechada e encaixada novamente. Isso evita vazamentos e a entrada de ar na bomba da piscina.

A importância da filtragem periódica

Segundo empresas especializadas em tratamento de piscinas, a filtragem periódica é o que garante a qualidade da água. Desse modo, deve ser realizada todos os dias se a piscina é usada com frequência.

Já durante o inverno, quando normalmente a piscina é menos utilizada, a filtragem pode ocorrer entre 2 ou 3 vezes por semana. Mas, atenção: nunca deixe a água sem filtrar por muito tempo. Isso pode contribuir para a proliferação de algas e acúmulo de sujeira.

Em relação ao tempo de cada filtragem, varia entre 6 e 8 horas. Caso a água não fique cristalina como o esperado, é importante checar se o filtro necessita passar pela retrolavagem. Fique de olho também nos níveis de pH, alcalinidade, e de cloro. O controle cotidiano torna a manutenção mais fácil e garante o uso saudável da piscina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(61) 98467-4009
WhatsApp chat